quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM NEGOCIAÇÕES

Saber expressar-se, fazer-se entender, ser simpático e elegante na linguagem pode ser uma grande ferramenta para garantir boas negociações. Porém, é necessário entender o que é comunicação. Ser informal, usar palavras fortes e exageros verbais não funcionam com todo mundo. O risco de ser inconveniente é maior que o de ter sucesso com alguns poucos clientes que poderiam até achá-lo divertido.
Claro que descontração e segurança ao falar ajudam, mas o importante é entender o cliente. Falar muito pode ser fatal. Falar pouco também. Ouça primeiro, entenda o que o cliente quer e só depois fale. Lembre-se de que quem domina a negociação é quem pergunta. Assim, enquanto não tiver certeza de que entendeu, pergunte.
Comunicação efetiva é a compreendida, não a falada. Você sabe que se comunicou bem quando entendeu o cliente e ele entendeu você com clareza. Para isso, é importante você conhecer a metáfora da cabeça, que simboliza a ordem exigida para uma boa comunicação. Observando nossa cabeça, de cima para baixo, temos:
1) em primeiro lugar o cérebro, indicando que antes de falar, precisamos pensar no que dizer.
2) Depois, temos os olhos para observar bem o ambiente e as reações do cliente.
3) O nariz para sentir.
4) As duas orelhas para ouvir.
5) Finalmente, a boca para falar.

Além disso, dizem que, se Deus nos deu duas orelhas e apenas uma boca, é para ouvir duas vezes mais que falar.
COMUNICA-SE MELHOR QUEM OUVE, LÊ E OBSERVA MAIS.

Fonte: Livro Super Dicas para Vender e Negociar Bem, autor: Carlos Alberto Júlio

6 comentários:

  1. ParabénS! Seu conteúdo veio me acrescentar muito. A arte também é uma boa comunicação silenciosa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, esse conteúdo é muito rico e informativo e sem sobra de dúvidas é de grande auxilio para quem procura entender melhor como se comunicar e obter sucesso em uma negociação.

    ResponderExcluir
  3. Grata pelos comentários! É sempre bom poder ajudar.

    ResponderExcluir
  4. Quem fala demais, dá bom dia a cavalo.

    ResponderExcluir
  5. Waldir, na prática, o que vemos são pessoas que falam demais. Ansiosas e muitas vezes egoístas, querem contar muito de si, perdendo a oportunidade de observar os detalhes que poderão fazer toda a diferença nas relações pessoais e profissionais. Grata por seu comentário.

    ResponderExcluir